segunda-feira, 26 de junho de 2023

Masters of the Universe : Clash for Eternia


Masters of the Universe : Clash for Eternia traz para os tabuleiros a eterna luta da turma do He-Man contra Esqueleto e seus lacaios em um jogo baseado em cenários onde um grupo de jogadores fará frente a um outro jogador (ou uma AI) para resolver o objetivo do cenário escolhido.

Inicialmente ao escolhermos o cenário vamos definir com qual time os jogadores e o antagonista irão jogar, no cenário em que jogamos o objetivo era pegar 3 espadas no tabuleiro e o jogador sozinho controlava o Esqueleto e na mesa tínhamos He-Man, Teela, Gorpo e o Mentor.

O tabuleiro é arrumado com tiles de terrenos que podem atrapalhar/ajudar os jogadores durante a partida, além disso temos o tabuleiro de ordem de ações, o tabuleiro onde o jogador solo coloca seus upgrades, cada jogador recebe seu tabuleiro individual e os dadinhos.


O tabuleiro é arrumado conforme o cenário escolhido.

Cada rodada tem duas fases distintas onde inicialmente os dois lados vão escolher secretamente a ordem em que os personagens vão agir durante a fase de planejamento e assim que as cartas forem colocadas intercaladas no tabuleiro de ordem de ação são abertas uma a uma para a fase de ativação.

Na fase de ativação o jogador vai receber pontos de poder e tem direito a fazer duas ações que podem ser mover, atacar, interagir e/ou usar melhorias do personagem e conforme o jogo avança você pode conseguir upgrades que te façam ter uma ação bônus.

Os pontos de poder ajudam nas habilidades dos personagens, mas aqui que tem uma parada muito legal do Masters of the Universe, cada vez que você gasta um desses pontos de poder ele ao invés de ser jogado fora ele vai para o jogador solo que pode acabar tendo mais possibilidades durante o turno dele.


A trilha de ativação vai alternando entre o time de jogadores e o jogador solo.

Entrando um pouco mais no jogador solo, ele tem cartinhas de poder e formas de jogar bem legais e apesar do lado do time ser bacana controlar os antagonistas do cenário deve ser bastante divertido também (até porque você acaba jogando mais vezes).

Mas um jogo entre os mocinhos e vilões de Eternia tem muita pancadaria envolvida e aqui os combates são resolvidos nas rolagens de dados.

Se você ataca de perto precisa contabilizar os ícones de perto, se ataca de longe os ícones de longe, se por acaso aparecer o ícone do Castelo de Grayskul além de contar como acerto também te dá um cubo de força para colocar no seu personagem.


O seu personagem vai ganhando habilidades e usa os cubos de poder para ativá-las.

Como disse lá em cima a partida de Masters of the Universe é baseada em cenários, então o que define o final do jogo é o objetivo do cenário escolhido, no que jogamos quem pegasse três espadas primeiro era o vencedor e com uma boa estratégia de time o bem triunfou (o bem vence o mal, espanta o temporal...) e uma vez que a partida termina é puxada a cartinha da "moral da história" assim como no desenho animado.

Masters of the Universe : Clash of Eternia é um jogo muito bacana, ele traz a nostalgia de quem assistiu aos desenhos e coloca num jogo bastante consistente, cheio de cenários legais, com uma rejogabilidade enorme e a gente torce muito para que chegue no Brasil.


A no final da partida, temos a cartinha de "moral da história" assim como no desenho.