segunda-feira, 17 de julho de 2023

Circadianos : Primeira Luz (segunda edição)


Em Circadianos : Primeira Luz os jogadores estão anos luz de seu planeta natal quando descobrem um outro planeta com formas de vida inteligentes e precisamos negociar com esses clãs para conseguir recursos e quem sabe termos um novo porto seguro para os Circadianos.

Os jogadores vão precisar liderar seus pesquisadores para obter recursos junto aos nativos e assim acumularmos pontos de vitória, ao final de sete rodadas o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

Inicialmente cada jogador recebe o seu centro de pesquisa, cartas de contrato, um biombo dados (que são as suas tripulações) e a carta do seu líder (que dá um poderzinho bacana), além disso temos um espaçoporto, os tabuleiros de estações, o tabuleiro de negociações e o tabuleiro do planeta Ryh.


O seu líder dá algum bônus para seu jogo e a mecânica básica é a de alocação de dados.

O jogo usa como mecânica principal a alocação de dados para realizarmos as ações, serão 4 fases por rodada onde temos a fase de planejamento que abrimos uma carta de evento que dá uma mudada em alguma regra e rolamos os nossos dados disponíveis, a fase de execução que é o coração do jogo onde as ações acontecem, a fase de coleta de recursos e o descanso que uma fase de manutenção.

A rolagem de dados é feita atrás do biombo e vamos alocar primeiramente esses dados no nosso centro de pesquisa que tem a área das garagens e as fazendas, além de uma cantina mas que é um espaço que você só vai em último caso e uma vez que a fase de execução começa você levanta seu biombo para realizar as ações.


A fase de execução das ações se desenvolve mandando dados para muitos tabuleirinhos.

Os dados que foram alocados nas garagens podem ser enviados para os diversos espaços do centro do tabuleiro, a Base que é um espaço que tranca um dado mas que quebra a orem de turno da rodada posterior, o campo de mineração que é uma forma de conseguir gemas, o laboratório que te dá a oportunidade de melhorar suas fazendas, a fundição onde você vai comprar novas naves, o mercado que é usado para troca de recursos, a academia onde você consegue novos dados e a sala de controle que faz com que você mova seu coletor pelo planeta.

Além desses espaços você ainda pode mandar seus dados para o tabuleiro de negociação e para o repositório em ambos você vai gastar recursos para conseguir bastante pontos de vitória, mas são espaços que travam seus dados, então você precisa se planejar bem ao ir.


Explorar o planeta Ryh serve como fonte de recursos (e de pontos).

Acabada a fase de execução temos a coleta onde os dados que foram alocados nas fazendas do seu centro de pesquisa vão render recursos, e é muito importante que você tenha recursos SEMPRE porque basicamente todas as ações precisam ser pagas de alguma forma e aqui o jogo é super apertado.

Ao final de sete rodadas o jogo termina você vai contabilizando seus pontos dos espaços, contratos, gemas não usadas, pontos no centro de pesquisa entre outros e quem tiver a maior soma é o vencedor.

Eu gostei muito do Circadianos, entrou fácil na briga de melhor do ano, é um jogo pesadinho mas com uma duração bastante agradável, tem mecânicas bacanas e "cobertor curto" do jeito que eu gosto, eu não cheguei a jogar a primeira edição mas pelo que o manual diz a mudança foi basicamente estética.


Conforme seu jogo avança você consegue novas fazendas e naves.
 

Nenhum comentário: