sexta-feira, 7 de julho de 2023

Dissecando o Agricola 15


Está chegando nas prateleiras brasileiras a versão de 15 anos do maravilhoso Agricola, um clássico do Uwe Rosenberg e que não minha humilde opinião é um dos melhores jogos de todos os tempos tendo figurado no TOP1 do Board Game Geek por algum tempinho.

Recentemente fiz um comparativo da versão revisada lançada pela Galápagos com a primeira edição e nessa matéria agora pretendo falar do que vem nessa caixona que comemora os 15 anos de lançamento do Agricola.

A caixa em si já é um presentão, dividida em dois compartimentos vem com duas bandejas de papel cartão onde você pode colocar os componentes separadinhos facilitando o setup e o manuseio dos mesmos, além disso temos uma caixinha onde são colocadas as cartas do jogo separadinhas por divisórias e que cabem direitinho com sleeves.


As bandejas são uma boa adição a caixa (mas precisam de uma colinha).

Em relação a quantidade de cartas, a caixa de 15 anos vem com 430 divididas entre os já conhecidos decks A e B que vem com "apenas" 240 cartas à mais do que na versão revisada e conta com a chegada de três pequenas expansões que só haviam saído lá fora e estavam fora de catálogo há anos.

O deck X traz 24 cartas que foram originalmente lançadas em 2008 e tem como tema contatos com criaturas extra terrestres que estão ajudando (na maioria dos casos) nesse nobre trabalho no campo.

Já o deck "das fadas" trazem 26 cartas que saíram em 2010 e coloca no jogo fadas, fantasmas, lobisomens e outras criaturas lendárias (inclusive a temida Inquisição Peruana).


O deck X há muito fora de catálogo finalmente revisado e disponível.

O deck L é formado por uma série de cartas que são homenagens a pessoas importantes no desenvolvimento e comercialização do jogo, essas cartas começaram a ser criadas e distribuídas gratuitamente durante a feira de Essen e existem muitas delas por aí, agora os brasileiros conseguiram botar as mãos em 20 delas.

Outra alteração interessante ficou com as Grandes Melhorias, elas que sempre foram cartas como as outras agora são tiles de papelão que ficam dentro do seu insert, mas o comprador mais desatento precisa tomar cuidado a borda onde as melhorias são encaixadas são bem fininhas e você pode até pensar que é para jogar fora.


Assim como o "deck das fadas" que desde 2010 não se via no mercado.

Eu particularmente não vou usar as Grandes Melhorias encaixadas nesse punch board pois acho que vai desgastar o material e não compensa ficar colocando e tirando o tempo todo, mas os tiles soltos ficam bacanas.

Outro presentinho que vem na caixa é o tabuleiro Através das Estações, esse foi lançado como cartão postal em 2008 e também distribuído em Essen é incrivelmente uma das melhores variantes que eu já joguei do Agricola.

Nele temos as quatro estações do ano representadas nesse tabuleirinho e que afetam tanto o setup do jogo como criam 4 novos espaços de ação (um para cada estação) e dão uma mexida muito interessante no jogo base sem precisar de muita coisa (na verdade só precisamos do tabuleirinho e de um marcador).


A mini-expansão Através das Estações ganhou um senhor upgrade.

Dos componentes básicos que vem na edição revisada os tabuleiros dos jogadores receberam versos que acompanham as estações do ano (gosto particularmente do tabuleiro do inverno) como finalmente colocaram ao lado dos dois primeiros cômodos um espacinho para o seu animal de casa (melhor do que deixar na sala, né?).

Alguns tiles como o de comida e o mendigo ficaram maior ou mais arrumadinhos, mas nada de extraordinário, assim como as cores dos quatro jogadores difere das 4 cores da versão revisada (mas não vejo razão para isso na real).

Mas como nem tudo são flores (e ovelhas) temos alguns pontos que precisam ser levantados caso você pretenda investir seu rico dinheirinho nessa caixa.


As grandes melhorias também melhoraram, embora prefira usar sem a moldura.

A bandeja onde são acomodadas as pecinhas é meio molenga e vem com as partes soltinhas, eu prontamente colei tudo para ficar mais firme o que resolveu pra mim um dos problemas, MAS nem pense em deixar os componentes soltos, apesar de terem seus espaços arrumadinhos eles não são espaços fechados então se não estiverem num ziplock a chance de zonear tudo no transporte é quase certa.

Outra coisa que eu achei é que poderiam ter já ter incluído o espaço para os componentes da Farmers of the Moor, única expansão grande do jogo e que traz novos componentes, pior é que eles pensaram nisso colocando a divisória para as cartas que vem nele, mas não o espaço nas bandejas.

Mas no final das contas a caixa de 15 anos do Agricola é lindona demais, eu como fã assumido do jogo (e do autor) fiquei bastante feliz com ela e já estou acomodando coisas que eu tinha na primeira versão nela para ficar só com essa caixa quando for puxar pra jogar, acho que como produto ela fica um pouco atrás de outras caixas comemorativas (como a do Ticket to Ride ou a do Puerto Rico), mas para quem curte o jogo ou para quem finalmente vai pegar uma edição, acho que vale o investimento.


Finalmente conseguimos tirar a vaca da sala (que ganhou um espacinho só dela).
 

Nenhum comentário: