segunda-feira, 3 de julho de 2023

ZAG


A galera que passa por aqui com frequência sabe que eu sou fã de jogos abstratos e durante o Diversão Offline desse ano tive a oportunidade de conhecer ZAG do grande amigo Luish Coelho e foi um jogo que explodiu minha cabeça.

Nele nós temos um pequeno tabuleiro e cinco tiles e precisamos reproduzir os padrões que estão mostrados nas cartas utilizando os tiles, mas não temos nenhuma dica a não ser a quantidade de tiles que serão utilizados naquele padrão mostrado.


As cartinhas pequenas vem com a solução no verso pra você entender qualé do jogo.

O tutorial é muito bem explicadinho para você sacar logo as nuances do jogo e aconselho fortemente quem tiver a oportunidade de jogar ZAG não deixar de passar pelo tutorial.

Uma vez entendido como o jogo funciona as partidas funcionam da seguinte forma, separam-se as pilhas pelos níveis de dificuldade e cada jogador vai pegar uma carta e todos viram simultaneamente, o primeiro que completar o seu padrão grita ZAG! e vira sua carta, uma vez que todos terminaram os tabuleiros são conferidos, se tudo tiver correto o jogador que terminou primeiro ganha a pontuação dobrada e os outros marcam seus pontinhos.


As cartas de nível médio te dizem quais tiles usar.

Aparentemente o jogo é simples, só colocar tiles e fechar o padrão, mas o grande barato dele é conseguir visualizar o que você precisa usar e uma vez que você pega o vício da brincadeira parece o Neo em Matrix, tudo faz sentido e você olha a cartinha e praticamente salta aos olhos o que precisa ser feito.

Apesar de ser um jogo que pode ir até quatro pessoas ele também é uma brincadeira fora de série pra se jogar sozinho, o Luish viu como eu fiquei felizinho quando peguei o "pulo do gato" do jogo, é pra mim o tipo de design que faz um jogo com poucos componentes e regras simples ser absolutamente brilhante.


Mas são as avançadas que vão dizer se você sacou ou não da brincadeira.
 

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