quarta-feira, 12 de julho de 2023

Projeto Fiat Ludens


Que jogo você criaria que coubesse uma caixa de fósforo e com poucos elementos?

Foi essa questão que André Teruya (Levitadores e Mix Tapes) desafiou Sérgio Halaban (Sheriff of Nothing e Isso é Meu!), Igor Knop (Gnomopolis e Ayie) e Robert Coelho (Comic Hunters e Shakespeare), que aceitaram embarcar nessa ideia e assim criaram a Fiat Ludens "coletivo de pessoas que compreendem essa essência e criam jogos de tabuleiro em formatos experimentais e minimalistas, explorando outras possibilidades lúdicas". A ideia, de acordo com o site, é se libertar das amarras impostas pelo mercado e deixar a criatividade lúdica fluir.

E foi nesse espírito que nos encontramos na fila do Movimento Labareda, no 1° dia do Diversão Offline às 14:00h; seriam distribuídos GRATUITAMENTE os três primeiros jogos do projeto, em quantidades "acima de 10, abaixo de mil" segundo o Robert Coelho. Lá estavam 3 dos 4 autores (Igor não pode vir). O evento foi um sucesso, com uma enorme fila já formada meia hora antes de começar a distribuição e na hora que liberou, já dava voltas no pavilhão. A ideia de "pegou, volta na fila pra pegar mais", só funcionou para alguns poucos; mesmo eu que fui a primeira na fila quase não consigo o 3º jogo que faltava. 

NUVENS (mínimo 3 pessoas)

Aquela nuvem no céu e um avião? Ou um cara com uma boca aberta? Essa é a ideia de Nuvens.  A caixinha traz 4 bolas de algodão e com o app (lá no site da Fiat Ludens) ativado, defina os jogadores e quem e o primeiro a jogar, que será o Escultor de Nuvens. O app fornecerá uma palavra secreta, que deverá ser moldada para que o Observador de Nuvens descubra qual era a palavra. Mas cuidado! A chuva tá vindo e ao primeiro trovão, a nuvem se desfaz e o observador agora e o Escultor, continuando assim a partida.

Como uma amante de Dixit e Abstratus, eu estava na expectativa por esse aqui, mas infelizmente percebi dois problemas que atrapalham o jogo; tive dificuldades usando o app direto pelo insta; precisava clicar algumas vezes no link porque não ia de primeira. Depois, mesmo incluindo 3 pessoas, ele não começava. 


Ao passar pro Chrome, isso se resolveu, mas então percebi que o tempo era MUITO curto pra formar a imagem, não dava nem 1 minuto quase. Também, com o sistema dando a palavra, sumindo e logo após usando o sistema para o observador confirmar acerto ou erro, me atrapalhava porque eu tinha que passar o celular enquanto já estava construindo a escultura. Tudo isso pode ser resolvido, mas hoje atrapalhou a jogatina.  

A ideia de usar algodão pra simular nuvens é incrível, mas não funciona de forma prática (ou eu não entendi plenamente o conceito, pode ser também). Minha palavra era "mula" e eu não consegui formar nem mesmo a cabeça. Como eu disse, talvez essa seja mesmo a ideia (a escultura ser mais abstrata do que uma imagem mais exata), mas particularmente não gostei da experiência. 


SCHRÖDINGER (2 a 4 pessoas)

Composto pela própria caixa, duas peças de água (azul), duas de radiação (amarela) e 1 gato, o jogo é extremamente simples. Escondido, retire duas peças de dentro da caixa e mostra apenas 1 delas para os demais jogadores. Então eles balançam a caixinha; o gato está vivo (duas águas), morto (duas radiações) ou morto-vivo (1 água e 1 radiação)?

Tá esperando na fila do banco com alguém? Tem um voo longo para enfrentar? Schrödinger é um jogo ótimo para esses momentos, pois as peças ficam seguras dentro da caixa (já joguei em avião, não é fácil). Joguinho ágil, rápido e cumpre sua missão de passar o tempo. 


VÁRZEA (2 pessoas)

A caixa traz o próprio campo em uma folha de papel, uma vaca, 2 meeples e uma bola (de alumínio, que poderia ser pesada) e como o nome diz, Várzea é um jogo que representa o futebol moleque, futebol de rua, com chinelo fazendo no lugar do gol e meia no lugar da bola. 

Aqui, a caixa interna é o gol e o "pé" são seus dedos. Quem defende, define onde a vaca começa (pontos pretos); quem ataca, tem direito a 3 "chutes". Mas atenção! Não vale gol acidental, tem que chamar gol. "5 vira, 10 fecha".

Quem gosta de futebol com certeza já jogou em um campo cheio de morrinho artilheiro, mato, esburacado, com cachorro (ou vaca) passando. Várzea é a representação PERFEITA desse sentimento. Uma folha amassada virou um campo minado onde a bola não parava onde você queria. A bola, voava longe. Bem na hora daquela jogada lendária, você acerta a vaca. 


Não é sobre jogar bem ou fazer lances dramáticos, é sobre jogar futebol com seu amigo até a mãe chamar pra "entrar pra denticasa"; é sobre a infância de 9 em 10 garotos e garotas pelo Brasil afora. E isso tá todo representado nesse jogo.

No geral, o primeiro capítulo dessa aventura lúdica foi muito bem conduzido, tanto pela ação no Diversão Offline, quanto pelos jogos iniciais. Agora, aproveitando o tema de Várzea, a bola tá no seu campo.

Após o sucesso da primeira coleção, Teruya lança o manifesto Fiat Ludens e convida todos os jogadores a criarem seus próprios coletivos e caixinhas, tendo apenas duas regras: ter ao menos 3 pessoas envolvidas no desenvolvimento do jogo e a primeira tiragem ser toda produzida pelo próprio coletivo; se vendido, o valor deve ser definido pelo próprio comprador. Quem sabe ano que vem não e você na frente do Movimento Labareda com uma mala contendo "mais de 10, menos de 1000"? 


Os responsáveis pela brincadeira : Sérgio Halaban, Robert Coelho e André Teruya (junto com a Bárbara do Movimento Labareda), só faltou o Igor Knop.
 
Essa postagem foi uma colaboração da grande Renata Gil, jogadora e amiga de longa data!

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