quinta-feira, 21 de março de 2024

Dissecando : Star Wars Unlimited


E chega ao Brasil o mais novo TCG do mercado, Star Wars Unlimited traz para a mesa alguns elementos que são praticamente fórmula de sucesso : uma franquia de destaque e um jogo colecionável de ambiente competitivo.

Criação do estreante Daniel Schaefer no jogo temos como objetivo principal derrotar a base inimiga, para isso contamos com unidades terrestres e aéreas além de termos um líder que pode ser tanto ligado ao heroísmo quanto a vilania e junto com a base são responsáveis pelo aspecto do seu deck.

Existem 6 aspectos no jogo (nessa primeira coleção) e você geralmente usa 3 para montar seu deck utilizando 50 cartas (além do líder e da base) distribuídas nas unidades de ataque, eventos e upgrades.


Você tem uma mão de cartas com unidades, eventos e upgrades.

A partida de Star Wars Unlimited é realizada em turnos sucessivos onde os jogadores se revezam realizando ações na intenção de derrubar a base adversária, você pode no seu turno baixar cartas, atacar com alguma unidade, usar uma habilidade, pegar a iniciativa ou passar.

Uma das coisas que eu gostei bem do jogo foi o gerenciamento de recursos dele, ao iniciar a partida você compra 6 cartas, duas delas você vai escolher para transformar em recursos e ao final de cada rodada (quando ambos os jogadores passarem) você compra mais duas e uma delas você pode transformar em mais um recurso garantindo que sempre possa aumentar o jeito de baixar novas cartas.

Outro aspecto bacana é o líder, ele é um personagem bem importante do seu deck usando um poder enquanto ele não está ativo e assim que o jogador conseguir uma quantidade de recursos ele pode ir para o campo para ajudar a derrotar a causar danos ao adversário e mesmo que ele seja eliminado ele continua ajudando com o poder que ele tinha anteriormente.


Seu deck é baseado em um líder a uma base que precisa ser protegida.

Mas o que é um bom jogo de TCG sem a porradinha entre os jogadores? Aqui temos dois campos de batalha distintos, as unidades terrestres que podem se atacar entre si e as unidades aéreas que também ficam lá se atacando e a menos que tenha algum poderzinho específico uma não interfere na outra, mas ambas podem atacar diretamente a base.

A partida é essa corridinha para conseguir baixar unidades e tentar detonar a base inimiga primeiro, são partidas dinâmicas e como boa parte dos TCG's montar o deck mais efetivo é o grande barato e onde os jogadores se divertem mais testando formas de surpreender os amiguinhos.

Contando com 252 cartas a Spark of Rebellion é a primeira dos três sets prometidos para 2024 pela Fantasy Flight, a Galápagos optou por trazer o jogo em inglês e não tem intenção de localizar para o português, ao mesmo tempo que evita às indefectíveis zoações em relação a tradução acho que dá uma limitada no alcance, embora os jogadores de TCG já estejam acostumados com isso.


Cada campo de batalha interage entre si de forma paralela.

As artes são todas originais e trazem além dos personagens clássicos dos filmes e séries também abrem o enorme leque que uma das franquias mais conhecidas do mundo tem e isso traz um potencial enorme para futuras expansões que podem se utilizar de uma gama absurda de referências.

Star Wars Unlimited é uma aposta bastante interessante para o formato TCG, ambas as editoras tem o sabre de luz e o queijo na mão para um produto duradouro, só precisam realmente fazer com que o cenário competitivo cresça e compre a ideia e principalmente seja municiado com eventos e torneios para que o jogo seja o sucesso que esperamos.

E para quem já está curtindo as partidas como eu, a Max Jogos já tem playmats em neoprene de 2mm tanto para um jogador quanto para dupla e com o cupom MAXJOGOS10 você tem desconto, clique no banner abaixo e garanta o seu.


O jogo tem potencial e público, basta as editoras colaborarem.
 

Nenhum comentário: