terça-feira, 12 de março de 2024

The White Castle

Em White Castle os jogadores serão líderes de clãs durante o Japão feudal tentando ascender socialmente mandando seus cortesãos, guerreiros e jardineiros para tentar cair nas graças do Daimio Sakai Tadakiyo.

O jogo tem um tabuleiro central onde ficam as áreas importantes do jogo além das três pontes onde serão colocados os dadinhos que são são a alma do jogo, cada jogador tem seu tabuleiro pessoal onde ficam seus cortesãos, guerreiros e jardineiros para serem mandados pro tabuleiro principal.

White Castle tem exatamente três rodadas e você terá três ações em cada uma delas, então basicamente é isso, você terá 9 ações para fazer durante toda partida.


Os dadinhos na ponte são o que definem pra onde vão suas ações.

Na sua vez você vai escolher um dos dados disponíveis para alocar nos tabuleiros, seja o principal ou o seu pessoal, você pode escolher sempre o dado de valor mais alto ou o mais baixo nas pontes, escolher o de menor valor dará um bônus que são as recompensas da lanterna.

Ao alocar o dado você precisa prestar atenção ao valor impresso no tabuleiro, se você colocar um valor maior ao impresso (ou ao dado anterior) ganha a diferença em dinheiro e caso seja um valor menor paga.

As ações vão te permitir ganhar recursos para conseguir enviar seus meeples aos espaços do tabuleiro mas a grande sacadinha que vai te ajudar a tentar otimizar suas jogadas são as ações que podem se "desdobrar".

Outra coisa legal é que as ações do castelo não serão fixas durante a partida, assim como as ações do seu tabuleiro pessoal.


No castelo seus cortesãos vão ascendendo socialmente e vão te dando novas ações.

Quando você começa a mandar cortesãos para o castelo ao chegar aos espaços depois do portão você pega a cartinha de ação que estava lá e substitui no seu tabuleiro pessoal fazendo com que a carta anterior vire uma recompensa de lanterna.

Ao final de cada uma da duas primeiras rodadas nos jardins onde sobraram dadinhos você ainda pode conseguir uma ação extra caso tenha algum jardineiro por lá e terminada a terceira rodada o jogo termina uma pontuação por recursos e posição de prestígio é feita e quem tiver mais pontos ganha.

Eu curto muito joguinhos de "cobertor curto" e White Castle bem isso, 9 ações que você pode dar um boost mas precisa dar uma entendida no melhor caminho a seguir pra pontuar, por isso ele é um daqueles jogos que você vai querer jogar mais vezes pra sacar melhor e como ele não é um jogo demorado essa impressão que será um jogo que vai ver mesa com alguma frequência e cada partida vai ser mais legal.


No seu tabuleiro você contabiliza recursos e libera seus meeples.
 

Nenhum comentário: