quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Dissecando o Marvel United

 

Quando começaram os primeiros teasers do jogo Marvel United da Cool Mini or Not e já fiquei totalmente de orelha em pé, se tem uma franquia que ainda não tinha acertado a mão, era a Marvel, pois mesmo tendo jogos legais como o Legendary, ainda faltava um jogo parrudo pra eles... acho que não falta mais.

Em Marvel United, os jogadores trabalham juntos para derrotar terríveis vilões e para isso vão passar por localidades e enfrentando ameaças e outros vilões menores até que o "boss" final seja eliminado.

No setup inicial são sorteadas 6 localidades, escolhemos o vilão principal, colocamos as ameaças deles pelas localidades e depois os jogadores escolhem qual herói vão usar na empreitada.

 Você escolhe o seu vilão da vez e já prepara as missões.

Cada herói tem um deck de cartas que são o mecanismo principal do jogo, uma vez escolhidos os heróis começa a partida.

A partida sempre vai começar puxando a primeira carta do deck do vilão, executa-se a(s) ação(ões) indicada(a), que podem ser muito problemáticas logo de cara, podendo já diminuir a mão dos jogadores, que aqui no jogo conta como a vida dos heróis.

As ameaças mais comuns vão fazer o vilão andar pelas localidades, colocar bandidos ou cidadãos em perigo ou resolver o "BAM!", que é uma característica específica de cada vilão, e uma vez resolvida a carta do vilão, os jogadores vão em ordem fazer os seus turnos.

 A cada três (ou duas) cartas de herói, entra o vilão.

Aqui começam as ideias bacanas do Marvel United, o jogador da vez baixa sua carta na "linha de história" e resolve a ação principal e alguma ação bônus da sua carta, mas também usa a ação principal da carta anterior, então você consegue potencializar a sua jogada.

Os heróis tem ações como se mover pelas localidades, salvar os cidadãos em perigo, bater nos bandidos e nos vilões menores, isso ajuda para que consigamos resolver as três missões do jogo.

As missões servem como "escudo" do vilão principal, à partir do momento em que a primeira é resolvida, o vilão começa a agir mais rápido, com a segunda resolvida, os heróis tem a possibilidade de causar dano ao vilão principal e resolvendo todas, os heróis compram automaticamente uma carta.

A linha de cartas, fica bem maneira no final.

Outra coisa que eu achei bem legal é a forma que o vilão age, como falei anteriormente, a primeira carta do jogo é a do vilão, depois serão três turnos dos jogadores, abre-se outra carta de vilão, assim sucessivamente até que a primeira missão faça com que o vilão aja depois de duas cartas de herói.

O jogo pode terminar com a vitória dos heróis ao tirar todos os pontos do vilão principal ou com a vitória do vilão caso ele complete o objetivo dele, se acabar o deck do vilão ou algum herói começar seu turno sem cartas.

A jogabilidade do Marvel United é ótima, as miniaturas são um show à parte, e mesmo que eu tenha precisado fazer pasteups, a quantidade de textos envolvida, não é um absurdo, dando para jogar com a mulecada sem maiores problemas.

A campanha do KS, tinha além da caixa base,
mais seis outras expansões.

Como era de se esperar pela parceria CMoN e Marvel, a campanha do Kickstarter foi um tremendo sucesso, conseguindo mais de 2,8MI de dólares, mandando para os apoiadores, um MONTE de extras e além da caixa base, a campanha contava com SEIS expansões (sendo duas exclusivas).

Eu realmente torço muito para que o jogo chegue ao mercado brasileiro (principalmente se vier com as expansões) pois tenho certeza que será um campeão de vendas.

Mesmo precisando de pasteup, dá pra jogar com os
pequenos sem maiores problemas.
 

Nenhum comentário: