sexta-feira, 30 de abril de 2021

Camisa 12


Se tem uma coisa que me deixa bastante feliz é quando um jogo que eu acompanhei desde os primeiros playtestes chega às prateleiras e esse é o caso do Camisa 12 do amigo Rodrigo Rego e que vai sair agora em maio pela Dijon Jogos.

Nele somos chefes de torcida que precisam fazer aquele barulho na arquibancada, pois essa participação da torcida é fundamental para que seu time faça muitos gols e ganhe a partida.

No início de cada clássico os jogadores vão escolher o seu time preferido, cada time tem um poder diferente, depois disso é preparado o estádio ainda vazio e o rondel de ações que é a alma do jogo onde colocamos em cada espaço um tile de cada time.

Ano passado joguei a versão final dele
no Tabletopia.

Na sua vez você anda até três espaços no rondel, onde você parar pega o tile do seu time e descarta o do adversário, o tile escolhido vai entrar na sua arquibancada e aqui precisamos prestar atenção em alguns pontos importantíssimos.

O primeiro são os ícones, quando você pega um tile do rondel existe um ícone que dá a referência de onde ele pode ser colocado na arquibancada, ao colocar uma tile em um espaço diferente, você vai avançar o marcador do adversário, mas isso pode ser uma jogada interessante.

Nos tiles temos 5 formas de pontuação : o bandeirão, as músicas, os fogos de artifício, os mosaicos e as olas e você pontua ou ganha bônus pela quantidade de tiles iguais adjacentes, por isso às vezes vale você colocar um tile em um lugar que dê ponto para o adversário, pois é capaz de você ganhar mais com isso.

Aqui ainda na época que ele se chamava
Maracanã.

A grande sacada é você também observar o que a torcida adversária está tramando, pois quando você escolhe um tile pra você o que é descartado do adversário não costuma voltar para o jogo, então as vezes a sua escolha pode ser baseada em sacanear o amiguinho.

Conforme você pontua, os gols vão acontecendo e quando o estádio estiver lotado (sem espaços para colocar tiles) o jogo termina, vamos ganhar mais uns pontinhos pelas cartas bônus e conferimos o placar, se algum time estiver ganhando beleza ele é o vencedor, mas se a partida estiver empatada temos uma disputa de pênaltis (com cartas) para definir o vencedor.

Eu sou fã do Camisa 12 (desde que ele se chamava Maracanã), pra mim é um dos jogos nacionais mais legais e um dos meus preferidos do Rodrigo (fica ali brigando com o Papertown) e além de ser rápido e fácil de ensinar e jogar tem esse apelo das partidas de futebol, é impossível você jogar sem zoar o amiguinho ou ficar fazendo barulhinhos de torcida e esse eu aposto que vai ser um sucesso!

Ele já tá prontinho, em maio começam 
as vendas! Só sucesso!
 

Nenhum comentário: