segunda-feira, 28 de março de 2022

Cartógrafos : Heróis


Chegando no Brasil recentemente, Cartógrafos : Heróis é um novo jogo do base do Cartógrafos, sucesso do Jodry Adan que foi inclusive indicado ao Kennerspiel des Jahres de 2020 e ganhador de 3 prêmios Ludopedia, nessa nova caixa o Jordy trabalha em parceria com o John Brieger e traz a inclusão das cartinhas dos heróis ao jogo.

Para quem ainda não conhece o outro jogo base, aqui temos um jogo de "virar e desenhar" onde a cada turno vamos criando o nosso mapa com os padrões que aparecem nas cartas, existem 4 formas de pontuar no jogo e em cada uma das quatro rodadas duas delas são verificadas e ao final do jogo quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

No jogo base além das cartas de exploração (que são as que definem a forma do seu desenho) e as cartas de cilada temos as cartas de ruínas que nos obrigam a desenhar em cima de desenhos que já existem na nossa folhinha, nessa nova versão saem as ruínas e entram os heróis.

Os heróis chegam para tentar impedir que as ciladas te atrapalhem muito.

Os heróis funcionam da seguinte forma : quando a carta dele aparecer no jogo, você deve desenhar um quadradinho de 1x1 e o padrão de "golpe" que ele vai dar à partir desse espaço desenhado.

O golpe vai destruir os espaços que foram ou serão preenchidos com os monstros que aparecem nas cartas de cilada, mas não afetam possíveis preenchimentos das cartas de exploração.

Acaba sendo uma dinâmica interessante principalmente se as cartas de herói saírem depois das cartas de cilada, dessa forma você não corre o risco do coleguinha ficar evitando as áreas onde o golpe do herói está marcado no tabuleiro.

Já as novas ciladas agora podem destruir espaços do seu mapa.

Outra novidade interessante vem nas novas cartas de cilada, agora temos a mecânica de destruição, onde um espaço do seu mapa fica inutilizado completamente para o resto da partida.

Essa caixinha nova complementa legal quem já tem o primeiro Cartógrafos, tanto pelas novidades que apresenta quanto pelos mapas que são totalmente diferentes criando novas experiências e tem também os lápis de cor que vem como mimo e que realmente trazem uma graça extra a cada partida.

Se você ainda não tem nenhuma das duas e me perguntar qual eu recomendaria, acho que a caixa dos Cartógrafos : Heróis é mais bacana, mas dá pra ter as duas e sair misturando heróis e ruínas e monstros para ter muitas partidas diferentes desse jogaço.

Os lápis que acompanham a caixa ajudam a deixar tudo mais lindinho.
 

Nenhum comentário: