sexta-feira, 25 de março de 2022

Tawantinsuyu : O Império Inca


Em Tawantinsuyu : O Império Inca os jogadores serão candidatos a sucessores do grande Sapa Inca Pachacuti, e para isso devem mostrar seu valor conquistando territórios, fazendo lindas tapeçarias, construindo escadas para uma melhor movimentação do seu povo entre outras coisas.

Um tabuleiro principal é colocado na mesa e nele podemos ver a grande colina com seus vários patamares, o templo, a vila, os quatro territórios a serem conquistados e os espaço para os nômades, cada jogador receberá então um sumo sacerdote, dois trabalhadores e cartas que formarão sua mão inicial e também lhe darão os recursos e de início de partida.

No seu turno o jogador deverá escolher uma dentre duas ações possíveis, que são alocar um trabalhador no tabuleiro central ou realizar duas ações secundárias.

Na colina alocamos os trabalhadores com a observação dos sumo sacerdotes.

Para a alocação do trabalhador você deve usar uma das cartas da sua mão (ou um ouro) e colocá-lo nos diversos símbolos da colina, só que além da carta dependendo do lugar que você escolha existe um custo em alimento (batata/milho) e isso vai depender de onde seu sumo sacerdote está apontando além de qual patamar você quer chegar.

Cada um dos cinco tipos diferentes de trabalhador vai dar algum benefício na hora da colocação dele no tabuleiro, dando uma dinâmica interessante tanto na escolha da cor, quanto na escolha do símbolo onde ele será colocado.

As ações vão servir para conseguir recursos, construir os degraus para facilitar o acesso a outros patamares (e ainda ganhar uns pontinhos), construir prédios e estátuas, comprar tecidos para formar a tapeçaria, treinar os seus guerreiros e produzir nos prédios previamente comprados (e ainda não utilizados).

O templo e os espaços para novas conquistas também são importantes para pontuações.

Já as ações secundárias servem para avançar no templo, sendo pagando com recursos ou descartando estátuas, "rejuvenescer" seus prédios e cartas de guerreiro que você tenha usado (e virado), conquistar novos territórios, produzir mas essas só podem ser realizadas através da movimentação do seu sumo sacerdote e funcionam como um "rondel".

Outras ações secundárias que podem ser feitas e não estão atreladas a movimentação do sumo sacerdote são ações de orar, treinar e recrutar trabalhadores.

As tapeçarias pontuam no fim do jogo mas podem te dar recursos e outros benefícios.

O final de cada rodada é determinada com o esvaziamento dos trabalhadores da vila, eles vão saindo conforme vão sendo recrutados ou vão morrendo durante as conquistas e nesse momento acontece um grande festival que vai dar pontinhos para os jogadores baseados em posicionamento das áreas de conquista e na trilha do templo, precisando ainda que os jogadores paguem batatas pela quantidade de cartas na mão.

Ao final do terceiro festival o jogo acaba e nesse momento vamos receber pontos também pela tapeçaria, prédios não utilizados, cartas, trabalhadores e ouro e quem tiver o maior somatório é o grande vencedor.

Dos jogos mais pesados baseados em civilizações ameríndias que eu já joguei (os outros foram o Tzolk'in e o Teotihuacan) o Tawantinsuyu é o menos intuitivo na primeira partida, parece uma grande confusão nos primeiros turnos mas você vai pegando a manha do jogo enquanto ele se desenvolve e ao final da partida dá vontade de jogar de novo sabendo melhor o que está fazendo.

Nenhum comentário: