quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Paris


Criado por duas das maiores mentes dos jogos de tabuleiro, os grandes Wolfgang Kramer e Michael Kiesling, em Paris somos investidores imobiliários no início do século XX pegando carona nas transformações que fizeram da "cidade luz" uma das mais belas do mundo.

Logo de cara já temos um tabuleiro central que faz jus ao tema, é LINDO, dividido em seis distritos e com uma miniaturinha em 3D do Arco do Triunfo, nesse tabuleiro temos também uma trilha de bônus e a trilha de pontuação.

Cada jogador vai receber um "screen" para guardarmos as nossas chaves e moedas, além disso preparamos pilhas de edifícios que irão para o tabuleiro central e são o coração do jogo.

Você usa suas chaves para conseguir dinheiro nos
Bancos para depois comprar os edifícios.

A partida de Paris se desenvolve durante muitas rodadas, o jogador da vez executa os seguintes passos : pega um dos edifícios e coloca no distrito correspondente, depois disso ele pode realizar uma ação que é colocar uma das suas chaves no Arco do Triunfo ou em um dos Bancos existentes nos distritos ou pegar uma dessas chaves previamente colocadas e comprar um dos edifícios.

O lance com os edifícios é que em cada distrito existem seis deles com preços que variam de 1 a 8, em cada um inicialmente existem tiles que o primeiro comprador dele leva, além de poderem te dar tiles bônus ou pontos.

Ao ir comprando os edifícios, você aumenta
sua influência e isso pode lhe render pontos.

Mas quanto maior a sua soma de valores em edifícios, maior o seu controle naquele distrito, e isso é o controle de área que a gente espera em qualquer jogo dessa dupla, pois uma vez que é colocada a quarta chave em algum dos distritos o jogador que colocou essa chave, pega uma das plaquinhas de pontuação para colocar em qualquer distrito do tabuleiro, e à partir daquele momento, o distrito passa a ter uma pontuação de final de jogo baseado nessa soma de prédios.

Além dos edifícios, ainda temos os monumentos que podem ser adicionados aos distritos, e tem cotações mais altas para o controle de área, além de darem pontos bastante bons durante a partida e os tiles bônus que ajudam (muito) durante o jogo, pois com uma ação por rodada, o jogo é muito de cobertor curto.

A trilha de bônus te garante tiles que ajudam
muito no decorrer da partida.

A partida se desenrola até que as pilhas de edifícios acaba, então os jogadores começam a pegar os tiles de bandeira que vão indicar o momento em que o jogo acaba, pois quando ela se acaba, cada jogador terá mais um turno e se dá o início da contagem de pontos.

Todos os distritos com placas de pontos são avaliados, os tiles de final do jogo garantem mais alguns pontinhos o jogador mais à frente na trilha de pontuação é o vencedor.

Paris é tudo que se espera da dupla Kramer/Kiesling, um jogo enxuto em regras e brilhante no seus desenvolvimento, é impressionante como esses dois fazem jogos tão bons e esse acabou sendo meu jogo preferido em 2020 e para os brasileiros, ele já está em pré-venda nas lojas sendo trazido pela Grok Editora, então garanta o seu que vale MUITO à pena.

Além de excelente, é um jogo com uma produção
absurdamente linda.
 

Nenhum comentário: