segunda-feira, 1 de maio de 2023

Great Western Trail : Argentina


Situado nos Pampas Argentinos sua fazenda de gado está pronta para levar seu rebanho até Buenos Aires e de lá embarcá-lo para os mais diversos portos ao redor do mundo e assim receber bastante dinheiro com as vendas (e pontos de vitória para ganhar o jogo).

Great Western Trail : Argentina é o segundo jogo dessa série de jogos e traz algumas novidades em relação ao seu antecessor no oeste americano, aqui não temos o trem como principal meio de transporte do gado o lance aqui é o transporte marítimo que vai transportá-los aos portos de Le Havre, Rotterdam e Liverpool.

Mas as regras básicas são praticamente iguais, os jogadores tem um deck com o gado básico que vai melhorando durante a partida além dos prédios que serão construídos pelo caminho para terem suas ações utilizadas.


Os portos são o destino dos gados saídos da Argentina e podem dar pontos aos jogadores.

Sempre que algum jogador enviar seu gado para os navios de Buenos Aires é disparado uma fase de manutenção onde entram novos trabalhadores para serem contratados e conforme eles avançam podem disparar o final da partida.

No tabuleiro pessoal da cada jogador ficam os trabalhadores que são contratados : os peões que ajudam na compra do gado, a maquinista que ajuda no avanço maior do trem e o carpinteiro que ajuda na hora da construção de prédios.

Agora além desses três temos também o fazendeiro que como os antigos índios (que na segunda edição viraram bandidos) ficam no tabuleiro central e precisam de ajuda nas suas tarefas.


Os fazendeiros e os grãos são novas aquisições importantes ao jogo.

Você pode usar cartas para ajudá-los e assim eles vem para você para o seu tabuleiro central onde poderão ajudar na aquisição de grãos ou ficam do lado de fora para serem usados nas cartas de objetivo.

Os grãos são um novo recurso super importante para mandar seu gado para fora do continente e também para trocar por pontos de vitória lá nos outros portos, então são duas coisas novas que juntas trazem bons frutos ao jogador.

Great Western Trail : Argentina tem elementos suficientes para ter um gostinho diferente do seu antecessor mas sem perder a identidade da série, não sei se vale à pena ter os dois na coleção (se você é fã, não vejo porque não ter) mas se eu tivesse que escolher entre um ou outro o Argentina teria certa vantagem.


Mas a mecânica de deck-building tão importante no jogo anterior continua lá.
 

Nenhum comentário: