quinta-feira, 25 de maio de 2023

Star Wars : The Deckbuilding Game


Em Star Wars : The Deckbuilding Game dois jogadores lutam com Rebeldes ou Império pela ordem da galáxia defendendo suas bases com naves e se utilizando da Força junto com os personagens clássicos dessa franquia tão querida.

Cada jogador vai escolher no início da partida um dos lados (Rebelde ou Império) para então pegar o seu deck inicial e suas bases colocando a base inicial por cima das outras.

Depois embaralhamos o deck principal que será composto de cartas Rebeldes, cartas Imperiais e Mercenários em que abrimos 6 para um mercado principal que vai fazer com que seu deck pessoal vá ficando cada vez mais poderoso conforme você vai comprando novas cartas.


O mercado e a trilha da Força são elementos importantes do jogo.

Além das cartas temos também a trilha da Força que começa inicialmente mais forte do lado Rebelde mas devido a ações das cartas vai alternar bastante durante a partida e é importante para ativar determinadas ações além de garantir um recurso extra na hora de comprar cartas.

O turno do Star Wars Deckbuilding é bem parecido com a maioria dos jogos com essa mecânica, você tem 5 cartas na mão e vai utilizá-las para comprar novas cartas ou atacar a base adversária ou cartas na trilha de compra.

Os jogadores podem comprar na trilha de compra cartas da sua facção ou mercenários, essas cartas vão para o descarte para posteriormente virem pra sua mão para serem utilizadas.


As cartas que vem na sua mão ditam as ações no seu turno.

O diferencial aqui é que você pode atacar as cartas adversárias, isso faz com que o outro lado não consiga comprar determinada carta e ainda te garante uma recompensa legal para usar no seu turno.

O objetivo do jogo é destruir 3 bases adversárias, para isso você vai usar cartas com força de ataque para infringir dano à elas, a primeira base é fraquinha mas à partir da segunda elas tem mais pontos de vida e também poderes especiais que serão usados. 


Você tem cartas Rebeldes ou Imperiais que podem ser compradas ou atacadas.

Na trilha de compra além de personagens e naves básicas também estão as Naves Capitais que ajudam na defesa das bases sofrendo os danos antes que eles cheguem a elas.

Assim que um dos lados destruir a terceira base adversária a partida termina com a vitória de quem destruiu as três primeiro.

Star Wars Deckbuilding Game é bacana, tem uma pegada bem similar ao Star Realms (que é um jogo que eu adoro), mas ainda tem coisas para se ajustar pois rola de o mercado favorecer muito um dos lados e isso prejudicar na hora de você montar seu deck, mas é um daqueles jogos que já nasceram com cara de que vão ter várias expansões, então tem espaço pra crescer.


Mas o objetivo é tentar atacar as bases adversárias que podem ser defendidas por Naves Capitais.