segunda-feira, 22 de maio de 2023

Marvel Champions : The Card Game


Marvel Champions : The Card Game
é um jogo de cartas onde os jogadores precisam juntos derrotar um inimigo em comum que precisa completar seu plano maléfico (tradução pessoal pra "scheme") ou derrotar todos os heróis.

Cada jogador inicialmente escolhe um dos heróis e recebe seu baralho com cartas de poder, aliados, uma carta que tem o herói na sua forma "a paisana" ou uniformizado e dentro desse deck também existe uma carta que é colocada no baralho do inimigo.

Um grande vilão é escolhido para ser derrotado na partida, seu baralho é arrumado com as cartas retiradas dos decks dos heróis e embaralhada tudo junto para o setup do vilão estar completo.


Uma vez escolhido o vilão, todos precisam juntos derrotá-lo.

A partir do jogador inicial cada herói terá a oportunidade de fazer suas ações então o acontece o turno do vilão que vai pra cima dos jogadores, ao final do seu ataque o marcador de primeiro jogador anda e uma nova rodada começa até que os heróis derrotem o vilão ou até que o vilão vença o jogo.

A utilização das cartas no Marvel Champions é que é o grande barato do jogo, na sua vez você pode fazer várias ações, mas o custo da carta baixada precisa ser pago com outras cartas, então das cartas que você comprou inicialmente (isso varia um pouco de herói para herói) você precisa pensar bem no que vai ser mais útil naquela rodada pois não dá pra fazer tudo que se quer.

Outra coisa muito legal é que existem ações que você só pode baixar se estiver uniformizado e outras que só serão ativadas pelo seu alter-ego e esses dois lados do seu personagem também tem características diferentes, então as vezes é melhor deixar o Peter Parker brincar do que chamar o Homem Aranha pro jogo.


Você usa cartas para "pagar" o custo de outras cartas.

As cartas tem um monte de referências aos quadrinhos (como era de se imaginar), então no baralho do "teioso" por exemplo você vai encontrar a Tia May ajudando ao Peter recuperar hit-points e vai encontrar aliados como a Gata Negra e o Demolidor.

O turno do vilão é bem tenso, primeiro você vai colocando fichas de ameaças na carta de plano maléfico dele, depois o vilão vai atacar cada um dos personagens na mesa.


O seu herói pode estar uniformizado ou "a paisana", e isso influi no jogo.

Aqui mais uma sacadinha legal da carta "alter-ego/herói", dependendo do lado que você terminou seu turno o ataque vai te tirar pontos de vida e você pode (ou não) defendê-lo (no lado herói) ou então fichas de ameaças são colocadas na carta de Plano (lado altar-ego).

Como os pontos de vida dos jogadores não são uma enormidade, saber trabalhar bem com essa virada de cartas ao final do turno é legal para poder se recuperar e partir pro ataque depois.

Mas se você acha que o turno do vilão acaba aí, está enganado, depois desse ataque são abertas cartas de encontros para cada jogador que podem trazer novos planos, podem ser as cartas de obrigação do herói ou minions que ficam perturbando.


Quanto mais fichas de ameaça, mais perto da vitória estará o vilão.

Como falei lá em cima o jogo vai nessa pegada até que o vilão derrote todos os heróis ou cumpra seu Plano Maléfico ou até que os heróis derrotem o vilão zerando seus pontos de vida.

Marvel Champions entra como um dos melhores jogos com a "grife" Marvel, ele é tenso, difícil e inteligente e como todos os jogos da Fantasy Flight tem uma produção super maneira e dezenas de expansões (grandes e pequenas) e é um daqueles jogos que a gente espera que cheguem em algum momento no Brasil.


Aquela produção caprichada padrão Fantasy Flight.
 

Nenhum comentário: