segunda-feira, 15 de maio de 2023

Rune Stones


Em Rune Stones os jogadores serão druidas em uma corridinha por pontos de poder para saber quem chegará primeiro ao cobiçado Trono!

Num tabuleiro central temos gemas que serão usadas para forjar amuletos que serão trocados por runas especiais e cartas de criaturas que são compradas durante o jogo e adicionadas ao baralho dos jogadores para ajudá-los nas ações do jogo.

Cada jogador tem inicialmente um baralho de 10 cartas e um tabuleiro pessoal onde vamos colocando os amuletos forjados e posteriormente as runas que vamos conseguindo durante a partida.


As cartas são o elemento principal do jogo, fazer seu baralho rodar é primordial.

Em cada rodada os jogadores terão três opções de ação e escolhe uma delas para realizar, são elas : invocar criaturas, utilizar habilidades ou forjar amuletos.

Para invocar as criaturas (que seria comprar novas cartas para o seu baralho) você deve usar os símbolos das cartas baixando quantas quiser de uma mesma cor e pegando da oferta do tabuleiro central as cartas de criaturas que são mais fortes do que as cartas iniciais.

A ação de utilizar as habilidades tem uma mecânica muito interessante, você necessariamente tem que baixar duas cartas e fazer as ações delas, mas a carta baixada de maior valor sai do seu baralho enquanto a de menor valor vai para o seu descarte pessoal.

 
Os amuletos são importantes para juntar e trocar pelas poderosas runas.

Isso faz com que você precise ficar renovando seu baralho sempre ou fica com ações super limitadas ou então pense numa forma de rodar seu baralho de forma que uma carta muito boa fique sempre com você e consiga vir rápido na sua mão, essa gestão de baralho é a grande sacada do Rune Stones.

Uma vez que você consegue gemas suficientes pode usar a ação de forjar até dois amuletos para colocá-los no seu tabuleiro pessoal e quando julgar conveniente trocá-los pelas runas (essa é uma ação extra).

As runas são muito boas para potencializar o seu jogo, tem a que te dá mais cartas na mão outra que deixa você usar mais cartas na ação de habilidade ou que transforma uma gema colorida em coringa, são 8 tipos de runas que vão ajudar bastante.


As runas vão te ajudar muito nas ações do jogo (além de darem pontos).

Como eu disse lá em cima esse acaba sendo um jogo de corridinha de pontos e assim que o primeiro jogador chegar aos 65 pontos a rodada termina, ganham-se uns pontinhos por recursos e amuletos não usados e o jogador com mais pontos de poder é o vencedor.

Rune Stones é mais um jogo do Rüdiger Dorn bem gostoso de jogar, tem sacadas muito boas (como a das cartas de habilidade) usando mecânicas já triviais, ele levou pouco mais que uma hora e meia de partida e achei esse o tempo ideal para o jogo.

Nenhum comentário: