sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Airport Rush

  

Estamos em um terminal de carga de um movimentado aeroporto e você como supervisor do seu setor precisa manejar da melhor forma as cargas nos aviões e fazer com que eles decolem em tempo sem deixar muita fila para não receber reclamações da ANAC depois.

Airport Rush do amigo Anderson Butilheiro é um jogo de alocação de dados, cada jogador tem seu terminal de saída de aviões e no centro da mesa fica um terminal de carga com os dadinhos que serão colocados nos aviões para decolagem.

Os jogadores vão receber uma quantidade de aviões iniciais além de uma mão de cartas com outros aviões que podem ir chegando ao terminal e cartas de ação que dão uma ajudada a fazer com que seu jogo flua melhor.


No centro da mesa o terminal de carga com seus dadinhos.

As rodadas são super simples, o jogador da vez escolhe pegar em um dos setores do terminal de carga todos os dados de uma cor específica ou um dado de cada cor para alocar no seu avião, depois disso ele joga uma das cartas da mão que podem ser um novo avião ou uma carta de ação, caso algum dos seus aviões esteja apto pra levantar voo ele pode pontuar aquele avião e depois repõe a mão pra quatro cartas.

Os aviões tem espaços para os dadinhos baseados nas três cores disponíveis e você precisa ter o somatório exato para levantar voo e esses aviões que decolam garantem pontinhos para os jogadores no final da partida.

Além do espaço pros dadinhos cada avião tem duas informações importantes, uma nacionalidade e uma cor de companhia, isso vai dar uma pontuação baseado em cartinhas de objetivos que os jogadores recebem no início do jogo.


Você precisa colocar a carga correta para que os aviões levantem voo.

E aqui vai uma das observações negativas do jogo, os aviões decolarem é o gatilho de final de jogo, assim que o sétimo avião de algum jogador levantar voo o jogo está pra acabar, só que os jogadores já começam com 4 aviões no seu terminal além de outros 2 na mão e como deixar aviões estacionados te tira pontos ao final do jogo você não se vê comprando muitos aviões na hora de repor a mão, bem isso faz com que a oferta acabe ficando meio paradona e se você não vem com uma combinação de aviões que favoreçam pontuar os objetivos correr atrás deles durante a partida é bastante difícil.

O Airport Rush é um jogo de corridinha, então você tenta fazer com que seus aviões decolem rápido até para deixar os outros terminais com fila para perder pontos no final do jogo, quando a partida acaba contam-se os pontos dos aviões que decolaram, perde-se pontos por aviões e cargas paradas e quem tiver a maior pontuação vence.

O jogo do Anderson Butilheiro é muito gostosinho, tem regras simples e tranquilas de ensinar e, apesar desse detalhe da fila de compra, funciona redondinho e é um bom jogo para apresentar mecânicas de alocação de dadinhos.


Existem umas cartinhas de evento para dar uma tensão na partida.
 

Nenhum comentário: