Mogul é um jogo de leilão e ações ferroviárias onde os jogadores vão competir para conseguir comprar barato e vender bem além de tentarem controlar as cidades no mapa para no final serem o melhor investidor do jogo.
Cada jogador começa com uma quantidade de fichas que são usadas na hora do leilão, tem um tabuleiro central com cidades americanas divididas em 5 cores diferentes (referentes as ações que serão leiloadas) e um baralho com as ações.
Puxamos uma ação para ser leiloada na rodada, os jogadores recebem dividendos caso tenham ações daquela cor e então começa o leilão propriamente dito.
Começando do jogador inicial você decide se coloca uma das suas fichinhas na cumbuca (sim, ela acompanha o jogo) ou se passa, caso você passe pega todas as fichinhas que estão na cumbuca para você bem no estilo No Thanks! até que sobre apenas dois investidores.
Quando um deles desistir o vencedor escolhe se fica com aquela ação ou se realiza uma entre duas opções : vender todas as ações da cor que fica marcada na carta leiloada ou se coloca uma das suas casinhas no tabuleiro central para a pontuação de final do jogo.
O jogo segue dessa forma até que a carta de quebra da bolsa então os jogadores vão ganhar dinheiro pelas casinhas no tabuleiro central e quem tiver a maior quantidade de grana é o vencedor.
Mogul é um joguinho de 2002 e essa versão que eu joguei é a reimplementação de 2015 mas nenhuma delas chegou por aqui, ele é um joguinho gostoso que não demora muito e apesar de não ter tido tanto barulho não decepciona e se você achar nos "flea market" da vida vale o investimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário