quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Quartz : O Jogo de Cartas


Foto da capa : Rainbow Meeple

Mais uma vez os anões mineradores vão atrás de pedras preciosas, e mais uma vez os anões vão testar seus limites (e sua ganância) para conseguir os melhores tesouros.

Quartz : O Jogo de Cartas segue os mesmos princípios do clássico jogo de "push your luck" do amigo Sérgio Halaban, só que aqui ao invés de sortearmos as pedras preciosas da sacolinha vamos comprando cartas de um deck central.

Em sua rodada o jogador pode escolher entre explorar as minas ou proteger uma das colunas de cartas já resgatadas para que elas fiquem protegidas da ganância dos outros anões.


As cartas de ajudantes pra dar aquela bagunçada no jogo.

Na ação de explorar a mina o jogador vai comprando cartas puxando do deck principal, você pode comprar quantas cartas quiser, mas cuidado, quando dois símbolos de cristal instável aparecer na mesma posição a mina desaba e você perde tudo que já havia minerado.

Mas se você for um anão cuidadoso e conseguir sair com seus cristais, você os organiza em colunas da mesma cor mas como eles ficam lá chamando a atenção é melhor você ficar ligado e aí entra a outra ação possível de rodada, onde você pega uma dessas colunas e guarda escondidinha para pontuar no final do jogo.

Mas não seria um jogo da família Quartz se não tivesse as pernadas nos amiguinhos e mais uma vez temos as cartas dos ajudantes que servem para bagunçar o jogo tentando pegar cristais dos outros, se protegendo dessas investidas, conseguindo guardar colunas entre outras ações.


Você vai juntando as colunas de cristais, mas cuidado com o "olho gordo" dos coleguinhas.

A partida segue até que o deck principal se esgote, então todos os jogadores conta os valores de seus cristais, para cada conjunto igual de 4 cristais ganham pontinhos extras e o anão com a maior pontuação é o grande vencedor.

Quartz : O Jogo de Cartas é o terceiro jogo da série e pra mim a versão de cartas é bem mais legal que o original, sendo um jogo muito mais dinâmico e mais simples sem fugir das características que fizeram dele um dos maiores sucessos do Halaban.

Nenhum comentário: