sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Crown of Emara


O reino de Emara nunca esteve melhor, o Rei Thedorius cuida bem de todos seus súditos e traz prosperidade, mas existe um problema, ele não tem herdeiros e por isso decide testar a habilidade de aspirantes ao trono deixando que o povo decida quem ocupará o trono depois que ele se for.

Em Crown of Emara os jogadores serão esses aspirantes ao trono precisando aumentar a população trazendo imigrantes para Emara mas dando moradia para que todos continuem felizes, quem souber equilibrar melhor essa balança será o vencedor.

No jogo temos dois tabuleiros centrais que são o campo de onde vamos extrair recursos e a cidade onde teremos as mais diversas ações à serem feitas pelos jogadores que recebem inicialmente 9 cartinhas de ação e um pequeno tabuleiro com espaço para 3 dessas cartas além de meeples de conselheiros, artesãos e cidadãos para serem usados.


Indo ao campo você vai coletar os recursos necessários para prosperar no jogo.

Cada rodada é formada por 3 turnos de uso das cartas, os jogadores vão embaralhar as 9 iniciais e comprar 3 para o turno, na sua vez você escolhe uma das cartas da mão e baixa em um dos três espaços do seu tabuleiro pessoal para realizar a ação descrita na carta.

Nos espaços do tabuleiro pessoal você tem uma quantidade de passos que seus conselheiros darão em um dos tabuleiros centrais, você precisa andar exatamente a quantidade descrita e ao parar você realiza a ação do espaço onde parou.

Nas cartas você vai ter ações relativamente simples de pegar recursos, conseguir desconto, fazer um movimento extra ou realizar uma ação da cidade sem precisar estar com seu conselheiro por lá, as ações na cidade são mais interessantes mas basicamente você vai transformando recursos em população e/ou população e andando nessas duas trilhas.


Já na cidade é onde você consegue ir transformando seu jogo em avanço de povo e moradia.

A grande sacada do Emara que eu achei brilhante é como funcionam esses dois tabuleiros e a sinergia com as cartas da sua mão, ao escolher o espaço com a cartinha você vai precisar andar com um dos seus conselheiros, então você não vai conseguir fazer tudo que quer mas com algum planejamento você vai "combando" as ações para otimizar sua jogada e assim extrair o máximo possível dela.

Outra sacada muito inteligente do jogo é a questão das duas trilhas de avanço, você vai percebendo durante o jogo que a trilha de população é mais fácil de avançar, só que você precisa equalizar ela com a trilha de moradia, pois ao final do jogo você vai pontuar o MENOR valor entre as duas, então é importante você não se descuidar para não ficar muito para trás em alguma trilha e não conseguir se recuperar depois.


Você baixa as cartas para realizar a ação e o número te dá a quantidade de movimentos.

Quando as 9 cartas são usadas uma rodada acaba e você reembaralha elas para começar uma nova, serão apenas 3 rodadas o que te dá uma quantidade limitada de ações durante o jogo todo e ao final da terceira rodada alguns pontinhos são adicionados aqui e ali nas trilhas e quem tiver a maior pontuação será o próximo regente de Emara.

Crown of Emara é daqueles euros inteligentes, com ações limitadinhas que você joga com prazer, tem muito de observar o seu jogo e pensar bem na melhor forma de usar o seu turno. Muito bom jogo!

Nenhum comentário: