segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Santa Kaos


Papai-Noel resolveu tirar umas férias e deixou tudo na mão dos seus elfos  que vão ter que lidar com as demandas do natal que está chegando e assim ganhar a atenção do "bom velhinho" e levar pra casa a placa de funcionário do mês.

Em Santa Kaos cada jogador estará com um tabuleiro onde temos os componentes de cada brinquedo a ser construído e num tabuleiro central ficam 6 espaços onde serão colocados dados para serem pegos pelos jogadores e usados para as mais diversas ações.

Existem 3 cores de dados que ao início de cada rodada são rolados e colocados arrumados pelos seus valores nos espaços destinados do tabuleiro, cada cor vai dar um benefício específico ao jogador (ganhar novas cartinhas das crianças, novos elfos ajudantes ou dinheiro) e ao retirá-lo do tabuleiro central além desse benefício você realiza a ação do espaço indicado.


No tabuleiro central temos os espaços de alocação dos dados.

Nos espaços temos o tráfego aéreo das renas que serve para conseguir itens para o jogador, a confecção de meias onde os jogadores podem comprar um meia para receber recursos a cada rodada, o depósito pra receber recursos pela quantidade de elfos ajudantes que você tiver, a floresta encantada onde você pode recrutar ajudantes especializados para sua tarefa, a sala dos artefatos onde como o nome diz tem artefatos que podem ser comprados pra ajudar e a sala do Papai Noel que é usada como "coringa" para acessar qualquer outro espaço.

Você precisa conseguir os recursos necessários para construir os brinquedos, então ter uma fábrica que funcione bem com bastante elfos para recolher recursos, meias, artefatos (principalmente o que altera o valor do dado) e ajudantes vai te dar uma vantagem muito boa e tentar cumprir o máximo possível de cartinhas.


Quando você consegue os recursos necessários pode completar a cartinha.

Ao final de uma quantidade de rodadas que depende do número de jogadores a partida termina, o jogador que completou mais cartinhas recebe um bônus de "funcionário do mês", contam-se os pontos e que tiver a maior pontuação é o vencedor.

Santa Kaos é um joguinho bem família, regras simples e boas decisões a serem tomadas, o André Domicciano fez um jogo que tá rodando redondinho e a produção da Ludens com uma arte caprichadona fez com a campanha de financiamento fosse um sucesso atingindo mais de 250% da sua meta e ainda dá tempo de apoiar o projeto em https://meeplestarter.com.br/santakaos


Ajudantes e artefatos são importantes para cumprir suas cartinhas.
 

Nenhum comentário: