segunda-feira, 27 de julho de 2020

10 Jogos que Moldaram meu Gosto pelos Jogos Modernos



Durante as duas últimas semanas no Facebook e no Instagram, eu fui convidado pelos amigos do Meeples & Nipples e o designer Leandro Pires (Tsukiji e Rock'n'Roll Manager) à mostrar os 10 jogos que moldaram meu gosto pelos jogos modernos.

Finalizada a minha lista percebi que os 10 mereciam não só uma fotinho com o link para a resenha, então resolvi deixar aqui essa matéria falando um pouco do porquê deles serem tão importantes, mesmo que alguns deles nem sejam meus jogos prediletos.

CATAN : Esse é fácil a explicação, ele foi o "pai" de tudo, foi através do Catan lá em 2003 que eu conheci as pessoas que até hoje fazem parte do meu grupo de jogos e que me apresentaram um novo e maravilhoso mundo dos jogos modernos.

 Catan : o clássico dos clássicos

MEMOIR '44 : Eu sempre fui fã de jogos com conflitos, joguei muito o WAR e depois um muito legal chamado Attack!, mas o lance do Memoir'44 de juntar elementos dos wargames num jogo de tabuleiro acessível, gostoso e com milhões de possibilidades de cenários (mesmo só com o jogo base), me fizeram apaixonar por ele.

AGRICOLA : Foi meu primeiro contato com jogos de alocação de trabalhadores e também com os jogos de fazendinha, e foi um amor à primeira partida.

Tudo no Agricola contribuiu para que eu ficasse louco pelo jogo, a forma como a fazenda expande, o lance de cuidar das plantações e dos animais, as tão "famigeradas" cartinhas, até a desgraça que é ficar tomando cuidado para ninguém morrer de fome.

 Agricola : aquele jogo de fazendinhas inesquecível.

GIPF PROJECT : Eu sempre gostei dos jogos abstratos, mesmo ante dos modernos jogos como Contra-Ataque e Othelo fizeram parte da minha coleção, então imagina o que foi conhecer uma série de sete jogos super inteligentes, lindos e que inclusive podem "conversar" entre si.

Os jogos do projeto GIPF são de explodir a cabeça e eu não sosseguei até ter a coleção completa.

7 Wonders : ainda hoje, meu jogo de cartas preferido.

7 WONDERS : Outro que nem precisou de muito esforço para virar um dos queridinhos, 7 Wonders é ainda hoje o meu jogo de cartas preferido.

Com mecânicas ótimas, uma rejogabilidade absurda ele consegue ainda hoje surpreender dando uma renovada com a expansão Armada.

BETRAYAL AT THE HOUSE ON THE HILL : Foi o primeiro jogo que me pegou pelo hype, em 2004 quando ele foi anunciado, eu fui acompanhando tudo que era falado sobre ele no Board Game Geek, e assim que ele saiu eu comprei ele.

Mesmo não sendo um primor de regras, ele é um jogo divertidíssimo e na época do Calabouço (nossa joga semanal) jogávamos VÁRIAS partidas numa mesma noite.

 Steam : e a dificuldade pra não falir durante o jogo.

STEAM : Meu jogo de trem preferido, conheci ainda como Age of Steam, não tardou para eu catar os elementos dele e fazer uma versão home-made (não façam isso em casa, crianças), e ficar apaixonado, mesmo diante de um jogo em que você apanha muito até aprender a jogar direito.

PUERTO RICO : Esse nunca foi um dos meus jogos preferidos, mas é um jogo que eu adoro jogar e é um primor de mecânica e depois de tantos anos acho que é um dos clássicos que envelheceu muito bem.

TWILIGHT IMPERIUM : Aquele jogo evento que é muito mais do que só sentar e jogar pra ver quem ganha, nas 8 ou 10 horas de partida, tudo acontece, papos são postos em dia, homesystems são atacados, pizza é consumida, tratados de paz são feitos, enfim Twilight Imperium tem todo um "eco sistema" dentro dele, além obviamente de ser um jogaço!!!

 Twilight Imperium : muito mais que um jogo.

EL GRANDE : Esse dispensa comentários também, é só o jogo de controle de área mais brilhante de todos, o "pai" dos jogos com esse mecânica, o melhor manual entre todos, e além disso tudo, foi meu primeiro jogo importado (e está na coleção até hoje).

É claro que listar só 10 jogos foi difícil, para vocês terem uma ideia metade dos citados nem são TOP10 pra mim, mas são jogos super importantes e ficam aí como dica para quem quer começar a ingressar no maravilhoso (e gigantesco) mundo dos jogos modernos.

El Grande : Meu TOP1 da vida.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: