sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Semana das Crianças - Parte 3


Fechando a nossa semana especial pelo Dia das Crianças, vamos dar mais uma geral pelas editoras brasileiras que ainda tem títulos pontuais voltados para os pequenos.

Uma que, até me contradizendo um pouco, tem um catálogo bem vasto para os pequenos é a Mandala Jogos. Com mais títulos voltados para público jovem como o Dwar7s : Outono, Quartz e King's Gold eles estão começando a olhar os menores trouxeram recentemente para o Brasil o Dr. Eureka, um título bastante divertido do grande Roberto Fraga (do Fila Filó e do Captain Sonar).

Outra que traz no catálogo boas opções para a família toda é a Papergames. Jogos como Avenue, Kingdomino e Bonhnanza são opções certeiras que agradam aos pais e aos filhotes à partir dos 8 ou 9 anos.


A RedBox traz também boas opções como Frogriders, Boss Monster e o recentemente lançado Big Book of Madness (esses dois últimos pros mais grandinhos).

Além disso ela lança regularmente o Old Dragon, um RPG a moda antiga que tem regras tranquilas para tentar trazer a mulecada para o maravilhoso mundo dos jogos de interpretação e que também podem ser fisgados pelo excelente Hora da Aventura RPG lançado no Brasil pela RetroPunk que também tem o divertido SK8 (um dos prediletos do meu pequeno).

Mas ainda não tivemos um boom de autores trabalhando para essa fatia de mercado, são poucos os jogos de autores nacionais lançados para a galerinha à partir dos 6/7 anos (ou menos).

 Dr. Eureka : Experiência tátil e lógica.

Nesse ponto uma editora que saltou na frente foi a Geeks n'Orcs que já conta no seu catálogo jogos família muito acessíveis a todas as idades como o divertido Piratas! e o Melvin vs. Kronk, ambos de autoria do Renato Simões (sendo o Piratas! em parceria com o Pedro Sales).

Além deles, uma editora que parece estar sendo formada para essa galerinha é a Curió Jogos que lançou recentemente o Macacos me Mordam da Isabel Butcher e que acerta em cheio na facilidade de regras e apelo gráfico para trazer a galerinha para a mesa.


Mas seria um injustiça (e uma ingratidão) tremenda terminar de falar dos jogos para a criançada sem citar as empresas que sempre estiveram na nossa vida praticamente desde o berço que são a Estrela e a Grow.

Apesar hoje estarem mais voltadas aos brinquedos a Estrela ainda tem no seu catálogo clássicos atemporais, quem nunca brincou de Cai-Não-Cai que atire a primeira pedra.

Já a Grow apesar de estar trazendo jogos modernos, ainda tem nas suas prateleiras alguns dos jogos que estiveram na mesa de gerações e gerações, como Super Trunfo e o tão famigerado (quanto adorado) WAR.

Na verdade é que hoje temos, como mostrei durante essa semana, uma gama enorme de jogos para todas as idades, para todos os níveis de complexidade, e para os gostos, tanto para quem joga junto quanto para deixar os pequenos jogando sozinho com os amigos sem precisar importar nada, pois agora o mercado nacional está muito bem servido.

Boss Monster : Boa diversão um contra o outro.

http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: